Acessibilidade

Hoje em dia cada vez mais pessoas estão aderindo ao mundo digital, utilizando sites, redes sociais, efetuando transações bancárias e até mesmo jogando, mas isso todo mundo sabe. O que pode ser uma novidade para alguns é que cada vez mais pessoas com qualquer tipo de deficiencia impeditiva está utilizando a internet para qualquer motivo.

As vezes nos perguntamos como essas pessoas conseguem navegar na internet com deficiências como cegueira total ou parcial e deficiência motora que impede quase todos os movimentos do corpo.

Para essas pessoas a navegação realmente não é facil, mas cada vez mais sites estão aderindo ao modelo de acessibilidade, deixando seus portais mais amigável para deficientes, qualquer que seja o impedimento.

Existe até uma “lei” federal, solicitando a adequação de portais do governo, tornando-os mais acessíveis:
A construção de sítios acessíveis é uma exigência do decreto 5.296, publicado em dezembro de 2004, que torna obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores para o uso das pessoas com necessidades especiais, garantindo-lhes o pleno acesso aos conteúdos disponíveis.
Este texto está publicado na seção e-MAG, do portal “governo eletronico”.

Porém não é nem um pouco fácil adaptar um site para deixá-lo acessível a todos, então esta seção especial do blog foi criada, onde irei postar dicas e informações muito úteis para quem quer ou está adaptando um site.

Enjoy!

Acessibilidade, parte 1.


Estes tópicos podem ser vistos e discutidos também aqui.