domingo, 9 de janeiro de 2011

Acessibilidade, parte 1

Quando falamos de acessibilidade em sites (e programas), logo nos vem a mente um site preparado para atender portadores de deficiência, qualquer que seja a deficiência.
Esse pensamento é correto, mas não abrange o total significado desse termo.
Acessibilidade deve ser pensada em como uma adaptação à todo o tipo de restrição, afinal estamos falando de programas e web sites, que são acessados de qualquer lugar, de qualquer equipamento, por qualquer pessoa.
Um exemplo prático, eu, por enquanto, não sou portador de nenhuma deficiência física ou motora que me impeça de acessar e navegar por qualquer web site, porém nem sempre uso a internet em um computador, afinal a cada dia que se passa surgem novas e formas de ficar conectado o tempo todo, mas voltando ao assunto principal, possuo um Smartfone que utilizo para ver notícias, informações diversas e porcarias. Apesar de não possuir deficiências em meu corpo, possui deficiências em meu equipamento, que são Tela reduzida, Conexão lenta e baixo processamento, dessa forma fica quase impossível navegar pela maioria de sites que existem hoje no mundo.

Com a popularização de blogs, microblogs, minimicroblogs e coisas do tipo, qualquer pessoa que tenha uma conexão com a internet é capaz de “criar” um site, porém essas pessoas, desprovidas de conhecimento técnico, acabam por vezes complicando a vida de quem quer ver as informações postas nesses sites. Muitas foram as vezes em eu quiz ver um vídeo em um blog qualquer mas não consegui, por que o próprio site não me deixou ver o famigerado vídeo, colocando tantos banners e imagens pesadas que levaria mais tempo pra carregar a página do que o vídeo. Só por que o dono do blog possui uma conexão banda larga de alguns mega, isso não significa que todas as pessoas que passarem pelo blog também possuam a mesma conexão, afinal a internet é mundial, e no mundo possuimos todos os tipos de equipamentos e velocidades de conexão, e devo frisar que não é só no Brasil que se fala portugues, isso sem contar os milhares de brasileiros que vivem em outros países e gostam de ficar atualizados com os acontecimentos.
Perceberam que o assunto de acessibilidade vai muito além de se adequar as necessidades de portadores de deficiência física e motora?
Para possuir um site acessível a TODOS os públicos, devemos ter um pensamento simples
Prepare seu site para atender ao pior caso possível.
E o que poderia ser um ”pior caso possível”?
Isso vai depender do seu público-alvo.
Digamos que você não tenha um público alvo, o assunto de seu site atende desde crianças até adultos, pessoas pobres e ricas, gordos e magros, altos e baixos. Então para o pior caso possível, poderia sugerir o seguinte.
Uma pessoa cega, com deficiência motora, acessando o site do celular ou de um computador com windows 95 e conexão discada.
Esse caso é ruim o bastante? Pode ter certeza que existem piores, mas vamos parar por aqui, esse caso já nos atende como exemplo. Certamente, pelo menos 20% do público de seu site, é ou será (se você ainda não fez o site) portador de alguma deficiência ou impedimento, você quer deixar essas pessoas de fora? E os cliques que eles podem dar nas propagandas? Vale a pena perder 20% (no mínimo) de sua receita? E se você possuir um e-commerce, valerá a pena perder 20% de suas vendas? Pensa com calma.
Antes de partir para as dicas de códigos, devemos ter um pouco de teoria e técnicas.
Primeiramente, para atender à conexão discada ou acesso via celular, devemos deixar o site o mais limpo o possível, isso não significa que você não poderá colocar imagens em seu site, muito pelo contrário, você deve por imagens no seu site, imagens, banners em flash, etç. mas tome cuidado.
Se cada página de seu site possuir mais de 500k, já é um problema. Esse número não é um padrão, é um número pensado por mim, de acordo com os vários testes que já fiz. Uma página com 500k ou menos, já atente a muitos dos impedimentos.
Se sua página ultrapassa os 500k, como é o caso da maioria absoluta dos blogs e sites existentes hoje no mundo, é melhor dar uma reformulada no visual.
Algo interessante é tratar imagens, você tem 30 imagens em cada página? Isso é realmente necessário? Se você colocar 10 ou 15 imagens, que já é muito, garanto que seu site não vai ficar mais feio, pelo contrário, é capaz que fique mais bonito e menos cansativo.
Se mesmo diminuindo a quantidade de imagens as páginas continuam pesadas, ou se você tem poucas imagens, pode ser que as imagens que você tem hoje sejam muito pesadas.
Por exemplo, você quer exibir em seu site uma imagem e define seu tamanho, no site, para 100x100px, mas essa imagem tem uma resolução de 1024x1024px e quase 1 mb de tamanho. Percebeu quanto de desempenho você está perdendo aqui? Abra qualquer programa editor de imagem (que não seja o paint) e reduza o tamanho dela, deixe a imagem do tamanho correto para exibição em seu site, se vai exibi-la com tamanho de 100x100px, então deixe-a com esse tamanho, isso não causará a perda de qualidade da imagem.
Outra coisa importante é o tipo (extensão) da imagem. Uma imagem BMP, PNG, TIFF ou etç. ocupam muito mais espaço que imagens JPG ou GIF, evite usar BMP e TIFF, se você tentou converter para GIF e perdeu a qualidade, tente converter para JPG, se ainda assim perdeu qualidade, tente deixar como PNG, em ultimo caso, evite ao máximo utilizr BMP e TIFF, esses formatos são muito pesados, a imagem fica desnecessáriamente grande. Para converter a imagem, abra o mesmo editor de imagens que utilizou para diminuir a resolução acesse a opção “salvar como”, para escolher um novo tipo de imagem.
Preste atenção também nos banners, os famosos flash animados, que hoje já tem vários concorrentes como o Java Flex ou o Microsoft Silverlite.
Você pode sim ter banners animados em seu site, tomando as mesmas precauções que se tem com as imagens. Se é você que faz as animações é melhor ainda, trate as imagens antes de utilizá-las, não crie áreas inúteis, ou seja, certifique-se de que não tem nada saindo muito para fora da área de trabalho do banner, pois apesar de não aparecer na animação, essas coisas continuam lá dentro, deixando o arquivo com alguns kb a mais. Não crie muitos objetos, principalmente se ele já foi criado, faça uso das chamadas bibliotecas e reutilize imagens e componentes que já foram importados anteriormente. Já crie a animação com o tamanho que ela assumirá em seu site e se essa animação não for possuir nenhuma interação, como passar o mouse e mudar alguma coisa, então converta para GIF, que é muitas vezes mais leve que a animação. Se a interação que você precisa é um simples clique (se clicar no banner abre uma página), não há a necessidade de deixar animação em seu formato original, converta para GIF e utilize eventos HTML + JavaScript para controlar a ação do mouse.
Com essas pequenas ações, que nem te tomarão tanto tempo, você já se assegura que seu site estará leve e acessível a vários tipos de conexão.
Por enquanto podemos parar por aqui, em breve mais dicas sobre como deixar seu site acessível

Nenhum comentário:

Postar um comentário