quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tomcat – HTTP Status 404


Tipo: Status report
Mensagem: [[Nome do Projeto]]
Descrição: The requested resource [[Nome do Projeto]] is not available.
Exceção:
Não é exibida exceção no navegador, mas ela pode ser encontrada nos logs do tomcat, pelo console onde o tomcat está sendo iniciado.
LifecycleException: Container StandardContext [[Nome do Projeto]] has not been started.
org.apache.catalina.core.StandardContext
org.apache.catalina.core.ContainerBase
org.apache.catalina.core.StandardHost
org.apache.catalina.core.ContainerBase
org.apache.catalina.core.StandardEngine
org.apache.catalina.startup.Catalina
java.lang.IllegalArgumentException: Document base [[Endereço]]  does not exist or is not a readable directory.
org.apache.naming.resources.FileDirContext

O que é?
404
 é um erro do tipo “client error“, ou seja, “erro no cliente“, basicamente o cliente (computador do usuário) fez alguma solicitação incorreta, neste caso (404) o cliente tentou solicitar algo que não existe, por exemplo, digitou uma URL que o servidor não conhece.
Como resolver?
1º – Verifique se digitou a URL corretamente, observe o case sensitive!
2º – Se o problema não é “de usuário” pode ser a configuração do projeto, então verifique os logs do tomcat no console, se estiver aparecendo mensagens como as descritas à cima, “Document base XXX does not exist…” ou “StandardContext has not been started” é provável que a configuração do arquivo server.xml esteja incorreta.
Se seu tomcat está com os contextos configurados no server.xml, procure o contexto da sua aplicação “<context path=”/Projeto” docBase=”algum_lugar”>” e verifique se o docBase está realmente apontando para a pasta certa da sua aplicação.
A pasta certa é aquela que abriga o WEB-INF, por exemplo, a pasta WEB-INF está dentro da pasta WebContent, então no docBase deve estar algo como “c:\blábláblá\Projeto\WebContent\“.
Se os seus contextos estão configurados via catalina, então abra o xml que está com o nome do seu projeto dentro da pasta Catalina (exemplo: PastaDoTomcat \ conf \ Catalina \ localhost \ Projeto.xml) e proceda da mesma forma como no arquivo server.xml, verifique se o caminho descrito no docBase do contexto está correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário