quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MasterReplace - Manipulação de Arquivos

MasterReplace, é um projeto swing sem nenhuma utilidade aparente. Sua única utilidade, ao menos para mim, é educativa, visando aprender e treinar além de um pouco de Orientação à Objetos, também a manipulação de arquivos.

Este programa altera letras, palavras ou textos em arquivos de texto, convertendo entre sí códigos de base HEXA, HTML ou ALPHA.
Um exemplo mais prático:

Supondo que eu possua um arquivo de 500 mil linhas, e em vários lugares deste arquivo existem letras acentuadas (á, ç, õ, etç), porém eu preciso destas letra em html (&Acute, &ccedil, etç), então eu seleciono um arquivo, escolho as opções “De Alpha” e “Para HTML”, e o programa se vira fazendo as alterações necessárias, sem perder nenhuma outra informação do arquivo.


Existe também a possibilidade de “traduzir” trechos de texto, em outra aba é possível digitar um texto qualquer, abaixo é possível selecionar “DE” e “PARA”, e na mesma caixa de texto o programa efetua a tradução.


Apesar desta  aparente “inutilidade”, o programa serve como exemplo para muitas outras coisas, principalmente para manipulação de arquivos, que será o foco dos próximos posts relacionados.

Downloads:
JAR (projeto executável – Java 6)
RAR (fontes do projeto – Java 6)

OBS.: Para executar o jar, digite no prompt de comando “java -jar ARQUIVO”, substituindo obviamente a palavra“ARQUIVO” pelo caminho e/ou nome do arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário